ALEISTER CROWLEY
O poder da igreja cresceu tanto no mundo, que todas as pessoas que tinha qualquer contato com essas informações esotéricas tiveram que se recolher ao anonimato. Dessa forma, surgiram muitas Ordens Iniciáticas e Sociedades Esotéricas para manter essa tradição ( na verdade , o poder da Igreja cresceu tanto que a sua própria sede foi instalada no lugar onde era antigamente o maior império do mundo: Roma. A Igreja tomou o lugar do Império Romano).
Em 1973, Raul Seixas (da Grã-Ordem Kavernista) e Paulo Coelho(da Sociedade da Besta do Apocalipse) se juntam e fundam a Sociedade Alternativa. E escolhem como filósofo de referência a figura mais poderosa e mais polêmica da história do ocultismo mundial, o homem que popularizou o ocultismo, conseguiu abalar a estrutura das principais sociedades esotéricas de sua época: Aleister Crowley. Crowley usava dentro das Ordens às quais pertencia o nome de Baphomet (o mesmo do nosso bode simpático) e chamava a si mesmo de A Besta 666 (A Besta do Apocalipse). Crowley deixou como legado uma obra imensa na história da magia e deu o nome a essa obra de Magick (para diferenciar de tudo que havia de ocultismo até então, por sinal uma barafunda fantástica, profundamente infiltrada de religião. Dizemos isso porque a Magia busca o conhecimento, e a religião como nós conhecemos baseia em Dogmas. E Dogmas devem ser aceitos sem discussão. Os religiosos conseguiram entrar também nas Ordens Esotéricas e instalar ali a confusão. Crowley lutou contra isso durante toda a sua vida. Morreu em 1947).
Em abril de 1904, Crowley escreveu sua obra mais importante, o chamado Livro da Lei. Ao que tudo indica, nós estaríamos numa época com todas as características do que Jung chamou de Transição dos Aeons. E este livro seria então para o Novo Aeon. Evidentemente surgiram muitos livros que pretendiam e pretendem ser a Obra do Novo Aeon. Mas para Raul Seixas e Paulo Coelho, o livro escolhido foi o Livro da Lei, de Crowley.
Tecnicamente, o livro é dividido em três partes. As duas primeiras com 22 páginas(ou lâminas) cada e a última com 21. Cremos que é evidente a relação com as 22 lâminas ou trunfos principais do Tarot. Na primeira parte fala( ou se manifesta) Nuit. Na segunda Hadit e na terceira Ra-Hoor-Kuit. Respectivamente a Mãe, o Pai e o Filho (divindades do Panteon Egípcio). Até aí tudo bem. O problema é o que falam essas entidades.
Para simplificar nossa narrativa, a música Sociedade Alternativa tem algumas frases do Livro da Lei. Por exemplo, a famosa Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei. A lei do forte, essa é nossa lei e a alegria do mundo. Todo homem e toda mulher é uma estrela. E assim Raul colocou em sua obra, Até o final de sua vida, referências ao Livro da Lei. Tanto é que no último LP (A Panela do Diabo) tem uma música chamada Nuit , que é a deusa que no Livro da Lei disse a frase Faze o que tu queres...
O Livro da Lei foi publicado apenas uma vez no Brasil, em 1976, mas foi misteriosamente retirado de circulação. Hoje só encontramos publicações em inglês e espanhol, em librarias especializadas em esoterismo. Normalmente os círculos de pessoas interessadas em misticismo têm um certo receio da obra e Crowley. Isso se justifica: essa profunda identificação de Crowley com a Verdadeira Tradição não deixa margem a que as correntes ligadas ao obscurantismo absorvessem e neutralizassem sua força. Como no caso da Figura do diabo, Crowley foi identificado ao longo deste século com o Maligno, destruidor, perigoso, etc... (na verdade, parece que ele próprio induziu a que tudo isso acontecesse para que o escândalo divulgasse sua obra.
No entanto, utilizando publicamente estes símbolos era inevitável que Crowley atrísse os adoradores do diabo anteriormente citados. O próprio Paulo Coelho tem citado uma Noite Negra de 1974 (época da fundação da Sociedade Alternativa e profundo envolvimento com a obra de Crowley) , onde foram invocados forças malignas e eles se deram muito mal. E Paulo hoje faz questão de não recomendar Crowley. Mas por que Raul Seixas continuou divulgando o Livro da Lei até o final de seus dias?
Aqui gostaríamos de aventar uma hipótese. Neste breve estudo analítico da obra de Raul Seixas, podemos verificar que a obra dele é acima de tudo Filosófica. E como sempre fazemos questão de ressaltar, Raul tem sempre muito pouco de misticismo e religião, por incrível que pareça(somente 10% de sua obra).
E observe-se como é profundamente filosófica uma música como Maluco Beleza ou Metarmofose Ambulante. Já Paulo Coelho sempre foi muito mais religioso, muito mais místico e na verdade como um Cristianismo potencia , que só agora está aparecendo em sua totalidade. Na verdade, parece que Paulo realmente encontrou o seu caminho.
Este texto é a introdução clássica ao famoso Livro da Lei de Aleister Crowley. Foi escrito em 1904.
Importante: no item 5 o verbo diz Quereriam. Ou seja: Porderiam Querer. Na verdade, ninguém pode ou consegue contrariar o deireito de quem exerce sua verdadeira Vontade. Tudo se refere a um processo de Crescimento interior. No entanto, o próprio Raul Seixas receitava o texto de forma errada, gravando-o inclusive na música A Lei (do LP A Pedra do Gênesis) Dizendo: Todo homem tem o direito de matar todos aqueles que contrariarem esses direitos. Isso dá margem a perigosas interpretações para quem desconhece estes detalhes.
MANIFESTO DA SOCIEDADE ALTERNATIVA
1- O espaço é livre. Todos têm direito de ocupar seu espaço.
2- O tempo é livre. Todos têm que viver em seu tempo, e fazer jus as promessas, esperanças e armadilhas.
3- A colheita é livre. Todos têm direito de colher e se alimentar do trigo da criação.
4- A semente é livre. Todos têm o direito de semear suas idéias sem qualquer correção da INTELIGÊNCIA ou da BURRICIA.
5- Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.
6- "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.
7- E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até a noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.
Sucesso a quem ler e guardar este manifesto. Porque nós somos capazes. Todos nós, todos nós somos capazes.
...Raul Seixas
...........Paulo Coelho
...................Sylvio Passos
...........................Toninho Buda
...................................Ed Cavalcanti
...........................................Christina Oiticica